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VLI bate recorde histórico de movimentação de cargas no Corredor Norte em 12 meses consecutivos

VLI bate recorde histórico de movimentação de cargas no Corredor Norte em 12 meses consecutivos

Empresa registra 12 meses consecutivos de crescimento e consolida liderança logística na região Norte do Brasil

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Movimentação histórica no Corredor Norte

A VLI, empresa que atua na operação de ferrovias, portos e terminais, registrou um marco histórico ao transportar 14,55 bilhões de TKU (Tonelada-Quilômetro Útil) pelo Corredor Norte entre maio de 2024 e abril de 2025. O volume superou o recorde anterior, de 14,47 bilhões de TKU, alcançado entre janeiro e dezembro de 2023, consolidando o corredor como um dos principais canais de escoamento das exportações brasileiras.

Importância estratégica para o agronegócio e mineração

O Corredor Norte integra a Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás, e recebe cargas de regiões como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Pará, Mato Grosso e Goiás. Toda a carga segue para o Complexo Portuário de São Luís (MA), reforçando a relevância da infraestrutura para os setores de agronegócio, mineração, celulose e combustíveis.

Investimentos impulsionam eficiência e capacidade

Nos últimos cinco anos, a VLI investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em melhorias para o Corredor Norte, focando na manutenção da segurança operacional e no aumento da capacidade de transporte. Entre as iniciativas está a compra de 168 vagões e três locomotivas, que já estão em operação desde o ano passado.

Declaração do diretor de operações

Ederson Almeida, diretor de operações do Corredor Norte, destacou a consolidação do corredor como via principal para o escoamento das exportações brasileiras, especialmente de grãos. Ele ressalta o compromisso da empresa em garantir estabilidade operacional e previsibilidade para seus clientes, essenciais para a expansão dos negócios e competitividade no mercado internacional.

Recordes nos embarques de soja para a safra 2024/2025

A VLI também alcançou resultados expressivos nos embarques de soja da safra 2024/2025. Em março, a companhia atingiu recorde mensal ao movimentar 1,284 milhão de MTKU no Terminal Portuário de São Luís, ponto estratégico para importações e exportações do corredor.

Perspectivas da safra de soja e integração logística

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra atual deve alcançar 166 milhões de toneladas, um crescimento de 12,4% em relação à temporada anterior. Até o segundo semestre, a soja produzida em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Bahia e Pará será transportada pelos corredores logísticos Leste, Sudeste e Norte, com destaque para as ferrovias Centro Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS).

Impacto econômico e eficiência logística

Ederson Almeida reforça que a safra de soja é vital para o crescimento econômico do Brasil e que a integração entre portos, ferrovias e terminais garante eficiência e confiança aos clientes, permitindo que a soja brasileira alcance mercados da Ásia, Europa e Estados Unidos com sucesso.

Fonte: Portal do Agronegócio

04/06/2025

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