Tecnologia e negócios no campo: Norte Show 2025 movimenta o agronegócio em Sinop
Expectativa da Norte Show é receber mais de 70 mil pessoas e superar os R$ 4 bilhões em negócios movimentados em 2024
Compartilhe este conteúdo:
Até quinta-feira (17), Sinop se transforma na maior vitrine do agronegócio no médio-norte de Mato Grosso com a Norte Show 2025. A expectativa é que mais de 70 mil pessoas circulem em meio aos 10 mil metros quadrados destinados para o evento.
A sexta edição da feira conta com cerca de 400 expositores e mais de duas mil marcas. A expectativa dos organizadores, como destacado pelo Canal Rural Mato Grosso, é superar os volumes de negócios alcançados na última edição.
“Ano passado nós tivemos um volume de negócios na casa dos R$ 4 bilhões. Já é um número bastante expressivo. Esse ano nós temos a plena certeza que isso vai melhorar”, diz o presidente da Associação de Criadores do Norte (Acrinorte), Moisés Debastiani.
Tecnologia e soluções a dispor do produtor
Em cada estande, tudo o que há de mais moderno em tecnologia e soluções para o campo pode ser observado. Entre os destaques para a próxima temporada estão sementes com promessas de produtividade e resistência a doenças e pragas.
“A nossa estratégia é trazer produtos que tragam retorno para o agricultor. Trabalhamos muito olhando para custo e para resultado”, frisa o gerente agrícola da Agro Amazônia Sinop, Guilherme Invalde da Silva.
Na linha de máquinas agrícolas também tem novidades para os visitantes. Entre elas uma plataforma de 30 linhas específica para milho, considerada a maior do Brasil.
“A cada dia que passa a janela de plantio e, consequentemente, a colheita do agricultor é mais curta. E, a gente precisa de plataformas mais eficientes com isso”, salienta o diretor comercial da Amazônia Máquinas, Alessandro Santos.
O agricultor Célio Riffel foi um dos que nesta terça-feira (15) conferiram as novidades trazidas para a Norte Show pelas empresas expositoras. “Muita tecnologia vindo aí para agregar e cada vez mais facilitar a nossa vida no campo e otimizar mais os trabalhos”.
Robson Marques, diretor administrativo e financeiro da Famato, ressalta que a Norte Show “está entre as quatro maiores feiras do estado mostrando a pujança do agronegócio, mostrando a importância do agronegócio para o fortalecimento econômico do estado”.

Logística e guerra comercial entram em debate
A logística e os reflexos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China foram temas de destaques na abertura do evento na noite desta segunda-feira (14).
Na avaliação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), “o mundo vive um momento bastante inusitado” no que diz respeito à guerra comercial dos Estados Unidos, principalmente com a China.
De acordo com o chefe do Executivo mato-grossense, o que se vê hoje é “um país comunista, como a China, que defende um livre mercado e um país capitalista se fechando”.
“Algo meio surreal. E esse movimento vai beneficiar o Brasil que é um grande exportador de alimentos. Os Estados Unidos é um grande exportador também, principalmente para a China. As tarifas que os Estados Unidos inventaram vão prejudicar o produtor americano. Não sei até onde eles vão com isso, mas num primeiro momento é muito bom para o nosso país, porque vamos ter mais mercados”.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso), Lucas Costa Beber, a guerra entre Estados Unidos e China “pode ser uma oportunidade para o Brasil”.
Entretanto, ressalta ele em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso, é preciso que o país esteja preparado para atender a demanda que pode vir.
“Nós somos tecnificados, o nosso produtor é competente, mas aí nós batemos novamente num custo país muito alto, juro alto, atração de investimentos baixa, logística ainda precária. É uma vergonha um estado como Mato Grosso ter pouco mais de 300 quilômetros de ferrovia”, disse o presidente da Aprosoja Mato Grosso.
canalrural.com.br 17/04/2025
Compartilhe este conteúdo:

Governo Federal lança plano integrado para desenvolvimento dos polos de irrigação
Iniciativa prevê ações para prover infraestrutura energética em nível nacional e viabilizar o desenvolvimento do agronegócio. Saiba Mais +
Produtividade de Soja em Água Boa (MT) Registra Média Histórica com Sucesso no Processo de Colheita
Com a inauguração de sua maior unidade operacional, a Cocamar contribui para a agilidade na coleta e armazenamento de grãos, elevando a produção na re Saiba Mais +
Ministério destaca importância da rastreabilidade na exportação de grãos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Ministério destaca importância da rastreabilidade na exportação de grãos Saiba Mais +
CNA discute prorrogação de prazo para ratificação de imóveis em faixa de fronteira e avanço do marco temporal
Clique aqui e confira mais detalhes sobre CNA discute prorrogação de prazo para ratificação de imóveis em faixa de fronteira e avanço do marco temporal Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 13191)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|