O dia de visita técnica ao Centro Tecnológico do Parecis (CTECNO Parecis), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), reuniu nesta quarta-feira (16.04) produtores da região Oeste para conhecerem as pesquisas em manejo de segunda safra, especialmente na cultura do milho e plantas de cobertura, com foco em solos de textura média e arenosa.
O coordenador das pesquisas no CTECNO Parecis, Rodrigo Knevitz Hammerschmitt, enfatizou que as pesquisas colaboram com as melhores escolhas para produtividade. “Com todo esse legado dos resultados de pesquisa do CTECNO Parecis o produtor pode utilizar essas informações para utilizar dentro das suas fazendas, pois aqui a gente, então, faz muitos trabalhos de pesquisa relacionados à soja, milho e plantas de cobertura e tenta, então, fornecer para o produtor o melhor manejo para ele estar executando dentro. Dentro da sua fazenda”, destacou.
Nesta edição os temas tratados foram a Ecofisiologia do milho: Compreender para manejar, Parcelamento de nitrogênio no milho; Como o ambiente de produção impacta na produtividade e rentabilidade dos sistemas de produção e Sistemas de rotação de sucessão de culturas com foco na rentabilidade da soja.
A delegada coordenadora do núcleo de Campo Novo do Parecis da Aprosoja MT, falou sobre a importância da visita técnica. “O CTECNO Parecis é muito importante, porque é uma pesquisa para os produtores, e não tem influência nenhuma de fora, os resultados são verdadeiros e os produtores podem confiar. Aqui nós podemos também tirar as nossas dúvidas com os pesquisadores”, disse a produtora. “Para nós, do núcleo de Campo Novo, também é satisfatório receber produtores de outras cidades e também daqui do município, para que essas pesquisas os ajudem lá na lavoura”, completou.
O evento contou com a presença do professor da Universidade de Santa Maria-RS, Alencar Junior Zanon, que enfatizou a relevância das pesquisas regionais promovidas pela Aprosoja Mato Grosso.
“É fundamental a geração de dados regionais. Então eu gostaria de parabenizar a Aprosoja MT e todo o time de pesquisa por realmente estar gerando informação e permitir que o consultor e que o produtor tomem decisão com base em dados e não com base em opinião. A lucratividade da lavoura precisa ser cada vez maior e a tomada de decisão precisa ser feita com base em dados”, disse.
O produtor de Sapezal, Marcelo Fischer Paludo, que produz em área arenosa e já participou de mais de quatro visitas técnicas no CTECNO Parecis, contou que as pesquisas sobre os manejos, colabora com a tomada de decisão.
“Nós produtores temos que buscar soluções para as baixas produtividades que a gente tem na areia, principalmente de milho. Esse é um dos problemas que a gente tem nos solos arenosos, a baixa produtividade do milho, a multiplicação de nematoides, buscamos também informações sobre cobertura de solo para fugir da pressão das nematoides. Os manejos que vemos aqui faz muita diferença na lavoura, eu já usei informações sobre parcelamento de nitrogênio, inclusive agora nos estandes aqui estou aprendendo mais uma coisa, que a gente achava que era melhor parcelar até V7, e ele explicou que o estágio ideal é V3”, relatou.
Já o delegado do núcleo de Sapezal, Willian Cassol, destacou os impactos dos resultados das pesquisas na tomada de decisões.
“Aqui hoje é um dia muito importante para todos nós ouvimos sobre a ecofisiologia no sistema do milho, onde a gente pode ver diferentes tipos de condições, principalmente relacionado a condições hídricas de solo, argiloso e arenoso. Também com relação a coberturas que a gente viu numa estação anterior. Tudo é uma relação onde a gente consegue partir daqui tirar muitas informações para levar para o nosso dia a dia na fazenda, isso acaba impactando nossas tomadas decisões, seja por época de plantio, a condição do solo em si, o manejo que a gente vai fazer, com a adubação principalmente, e claro, a relação custo benefício que tem que ser analisado. E aqui no CTECNO a gente pode ter a certeza que são resultados confiáveis e que no dia a dia vai agregar muito para nós lá na fazenda”, disse.
O próximo dia de visitas promovido pela Aprosoja Mato Grosso será no dia 25 de abril, dessa vez com informações sobre os manejos em solos mais rasos e siltosos, no CTECNO Araguaia. As inscrições podem ser feitas pelo site da Aprosoja MT.
Visita ao CTECNO Parecis mostra estratégia de manejos para segunda safra em solos arenosos
Destaques foram a ecofisiologia e parcelamento de nitrogênio no milho e impacto do sistema de produção.
Compartilhe este conteúdo:
Bruna Lima Brito Damasceno
Assessoria de Comunicação
17/04/2025
Compartilhe este conteúdo:

Aprosoja MT encerra participação de destaque na Parecis SuperAgro 2025
A iniciativa teve como objetivo aproximar a população urbana da realidade do agronegócio e evidenciar como a produção agrícola está presente nos hábit Saiba Mais +
Insetos parasitoides: os “pequenos guerreiros” das lavouras
Esses insetos atuam como "hóspedes benditos" Saiba Mais +
Etapa milho do CTECNO Parecis ocorre na próxima quarta-feira (16.04)
A visita técnica terá como foco o manejo das culturas de segunda safra e a abordará assuntos como a Ecofisiologia do Milho Saiba Mais +
Chuvas devem marcar os próximos 15 dias em MT e favorecer segunda safra
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Chuvas devem marcar os próximos 15 dias em MT e favorecer segunda safra Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 2071)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|