Português (Brasil)

Técnica melhora digestibilidade do sorgo.

Técnica melhora digestibilidade do sorgo.

Tratamento térmico de extrusão aumenta a capacidade antioxidante dos grãos de sorgo

Compartilhe este conteúdo:

Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski
Publicado em 09/06/2020 

O sorgo é comum na alimentação animal mas pode ocupar a mesa dos humanos. O grão tem até 14% mais proteína que o trigo e o milho e ajuda a reduzir riscos de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. 

Uma técnica desenvolvida em parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo (MG), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), permitiu melhorar a digestibilidade, ou seja aproveitar melhor os nutrientes contidos , assim como melhora os teores de carboidratos e fibras e reduzir os lipídios. 

O chamado tratamento térmico de extrusão é um procedimento tecnológico que modifica estruturas e conformações dos macronutrientes presentes no alimento. Esse processo permite um aumento de desempenho das enzimas digestivas e melhora os índices de digestão e absorção, tanto desses compostos quanto das proteínas e do amido presentes em quantidades relevantes na matriz alimentar.

As cultivares de sorgo com maiores teores de taninos são as que possuem maior concentração de fenólicos totais e, portanto, maior capacidade antioxidante, conferindo a esses alimentos potencial anti-inflamatório e anticarcinogênico.  “Entretanto, os taninos do sorgo são capazes de se ligarem a polissacarídeos e proteínas, formando complexos de baixa digestibilidade e reduzindo a absorção desses nutrientes. Por isso, é importante solucionar esse tipo de limitação para que os benefícios à saúde, atribuídos ao consumo do cereal rico em taninos, sobrepujem eventuais desvantagens”, destaca a pesquisadora da Embrapa Valéria Vieira Queiroz.

Estudos também mostram o potencial do sorgo na dieta enteral, aquela aplicada quando o paciente não pode ingerir alimentos sólidos por via oral. “Na última etapa do trabalho, foi elaborada uma dieta enteral artesanal sem glúten, a partir do genótipo de sorgo mais adequado para esse fim. Avaliamos o efeito da extrusão e a digestibilidade in vitro para a incorporação do melhor sorgo em uma dieta enteral artesanal de qualidades nutricional, tecnológica e microbiológica adequadas”, diz o professor da UFMG Gilberto Simeone.

As características encontradas possibilitam que a dieta seja ministrada, via sonda, sem risco de entupimento e resultados microbiológicos dentro dos limites estabelecidos na legislação. 

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br