Português (Brasil)

Suínos liberam a própria ração como prêmio em videogame

Suínos liberam a própria ração como prêmio em videogame

Animais foram capazes de aprender a usar joystick para alimentação e diversão

Compartilhe este conteúdo:

Uma pesquisa da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, e do Projeto de Cognição Comparada provou a capacidade de suínos em “aprender” com jogos de vídeo game, usar um joystick e, assim, liberar a própria ração.

Publicado na revista Frontiers in Psychology (Fronteiras da Psicologia, do inglês), o estudo envolveu dois miniporcos e dois porcos Yorkshire para realização de tarefas operadas por joystick em uma espécie de videogame.

Não foi fácil, mas todos os suínos entenderam a relação entre a tela e o joystick. (foto – Perdue University)

Os animais foram treinados para manipular o joystick que controlava o movimento de um cursor exibido em um monitor de computador.

Apesar de não ter sido um desafio fácil para eles, todos os porcos “entenderam” a relação entre o cursor no videogame e o joystick. Do mesmo modo, mesmo depois de a ração acabar, eles continuavam jogando por “prazer”.

Além de demonstrar a capacidade de aprendizado de seres sencientes (capazes de sentir emoções), as conclusões podem abrir novas possibilidades para estruturas de bem-estar animal.

Pesquisa

Para realização da pesquisa, os suínos da raça Yorkshire, Hamlet e Omele, e os miniporcos Ebony e Ivory foram mantidos em uma instalação interna no campus da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Os machos castrados Yorkshire tinham três meses de idade e 60 e 63 kg no início do estudo. Os porcos Panepinto (43 e 50 kg) tinham ambos 24 meses e também foram alojados juntos em um cercado interno.

A instalação consistia em um computador pessoal IBM 386 com monitor colorido de 33 cm, joystick analógico modificado de 11 cm e dispensador automático de pellets de ração.

Como os suínos não tem visão muito boa, o monitor do computador foi colocado a cerca de 45 cm de distância e o joystick ao alcance dos focinhos. Assim, os quatro animais foram treinados para entender os comandos “joystick” e “assistir a tela”.

Os animais foram levados a mover o cursor para fazer contato com alvos posicionados aleatoriamente no monitor e a ração era fornecida quando o acertasse o alvo.

Segundo o estudo publicado, todos os porcos tiveram um desempenho significativamente acima do acaso, o que indica que, até certo ponto, todos adquiriram a associação entre o joystick e o movimento do cursor.

“Os porcos alcançaram o nível de sucesso em uma tarefa fora de seu quadro de referência normal. Isso é em si mesmo notável e indicativo de sua flexibilidade comportamental e cognitiva. Seu alto nível de motivação social para realizar a tarefa também foi notável”, completaram.

 

Fonte: agevolution.canalrural.com.br

15/02/2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br