Madeira engenheirada: conheça a nova tendência da construção civil
Entenda como a tecnologia da madeira engenheirada pode ser benéfica para a obra por ser resistente, leve e sustentável
Compartilhe este conteúdo:
Investir em sustentabilidade é uma das grandes estratégias da construção civil para reduzir os impactos ambientais causados pelo setor. Sendo assim, algumas tecnologias têm sido desenvolvidas com base nesse novo conceito de cooperar com o meio ambiente e revolucionar a forma de construir, e uma delas é o uso da madeira. Hoje, em especial, vamos abordar mais sobre a madeira engenheirada.
O que é madeira engenheirada?
O nome é bem intuitivo, pois a madeira engenheirada passa por processos de engenharia e são pré-fabricadas, com o objetivo de potencializar o seu uso na construção. Geralmente são madeiras que saíram da floresta e foram para fábricas – local onde elas são selecionadas.
Esse processo de seleção é composto pela retirada de nós, trincas e rachaduras. Seguido pelo alinhamento de fibras, para transformar as madeiras em tábuas, lâminas ou até mesmo micropartículas, de modo a facilitar a união de uma na outra (com pregos e cavilhas). A partir disso, forma-se um novo produto: a madeira engenheirada.
Tipos de madeira engenheirada
Depois de passar por processos de transformação e composição, a madeira pode gerar modelos diferentes, que podem ser classificados de duas maneiras: pilares ou vigas e painéis estruturais.
Pilares e vigas podem ser constituídos de madeiras GLULAM, de Glue Laminated Timber, ou, em português, Madeira Laminada Colada e LVL, de Laminated Veneer Lumber, que significa Madeira Microlaminada.
Já os painéis estruturais são utilizados para construir lajes e paredes, neste caso a madeira passa pelo processo CLT – Cross Laminated Timber, que é a Madeira Laminada Colada Cruzada, ou seja, madeiras coladas umas nas outras de forma perpendicular.
Vantagens na construção
A vantagem mais notória da madeira engenheirada é que ela se torna mais resistente do que a madeira comum, não apenas pela sua composição, mas também pelo controle de qualidade exercido nas fábricas. Além da resistência, outro benefício e praticidade do uso da madeira na construção civil é a sua leveza, que facilita a mobilidade.
Há também um aspecto muito positivo no que se refere à sustentabilidade, pois a madeira engenheirada se enquadra em práticas que cooperam com o meio ambiente, uma vez que absorve o componente do CO2, que contribui para o efeito estufa.
Como se trata de um material pré-fabricado, a sua eficiência é maior, a produção de resíduos é menor e há até rentabilidade para a obra.
sebrae.com.br 20/08/2024
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|