Além do prato de comida, a presença invisível do agro em nosso dia a dia
Cosméticos, tecidos, materiais de construção e medicamentos de uso veterinário estão entre os produtos provenientes do agro
Compartilhe este conteúdo:
O PIB do agronegócio brasileiro foi de R$ 2,45 trilhões no primeiro trimestre de 2024, sendo R$ 1,65 trilhão no ramo agrícola. Muito disso se deve não apenas ao consumo dos alimentos, mas nas suas diversas utilizações.
Luís Schiavo, CEO da Naval Fertilizantes, destaca que agro está mais presente em nossas vidas do que imaginamos.
“Está no banho, já que shampoos e sabonetes são feitos com essências naturais; na casa como um todo, afinal os móveis são feitos de madeira; no carro, uma vez que os pneus são feitos de borracha e há componentes plásticos nos veículos, também extraídos de vegetações”, salienta.
Ele cita algumas curiosidades que vêm do agro. “Por exemplo, você sabia que é possível fazer vinho de laranja, de banana e até de cana-de-açúcar? Do café são feitos medicamentos e da sua biomassa se produz fertilizantes”, conta.
Além da culinária, o arroz é também é usado pela indústria de cosméticos FOTO PIXABAY/DIVULGAÇÃO
Curiosidades do agro
Schiavo destaca ainda outras singularidades originárias do agro. Confira:
1 – Arroz
O empresário salienta que, na culinária, o arroz é muito usado em diversos pratos, como sopas, bolos e doces.
“No Japão, por exemplo, os grãos de arroz fermentados são empregados no preparo de uma bebida alcoólica chamada saquê.”
Ele lembra que o arroz também é usado pela indústria de cosméticos para fazer esfoliante corporal, shampoo, condicionador, sabonetes e maquiagem como o pó de arroz
“Com sua fibra, elaborada a partir da casca do grão, é possível fabricar copos, talheres e tigelas. Além de serem mais sustentáveis, esses produtos são mais resistentes ao frio e calor, antibacterianos e sem odor”, acrescenta o profissional.
2 – Laranja
Schiavo destaca que os frutos da laranja podem ser usados para a produção de suco integral concentrado ou refrigerantes, além de licores, vinagre e vinho de laranja.
Segundo informação dele, da casca do cítrico são extraídos óleos aromáticos essenciais de largo emprego industrial, principalmente, para a confecção de perfumes e sabonetes. “Do bagaço dos frutos, as indústrias elaboram grânulos que são usados como ração para bovinos e na confecção de iscas tóxicas para formigas”, acrescenta o empresário.
Da casca da laranja são extraídos óleos aromáticos essenciais de largo emprego industrial FOTO PIXABAY/DIVULGAÇÃO
3 – Banana
O CEO da Naval Fertilizantes relata que a banana pode ser utilizada verde ou madura, crua, cozida, frita e, ainda, em produtos processados, como purês, farinhas, flocos, chips, doces em calda, balas, geleias, banana-passa e néctar.
De acordo com informação de Schiavo, as fibras obtidas de pseudocaules e folhas da banana podem ser utilizadas no artesanato, na produção de tecidos e materiais de construção.
“Com a banana também é possível fazer vinho, vinagre, cerveja, aguardente e licor, por exemplo, além de remédio natural para uso veterinário”, esclarece o profissional.
4 – Café
O Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de café de todo o planeta.
“Apesar de muitas pessoas associarem o grão apenas à bebida, os frutos do cafeeiro e suas sementes são usados para a produção de medicamentos, cosméticos, biomassa para geração de energia e fertilizantes”, ressalta Schiavo.
As fibras obtidas de pseudocaules e folhas das bananeiras podem ser utilizadas no artesanato FOTO PIXABAY/DIVULGAÇÃO
5 – Cana-de-açúcar
O empresário orienta que, com a cana-de-açúcar se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, tanto o utilizado na produção de bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, como o etanol, utilizado como combustível para veículos.
“O etanol é uma fonte limpa e renovável de energia, que tem relevante contribuição para minimizar os efeitos dos gases prejudiciais ao meio ambiente e para alcançar as metas de descarbonização da economia”, completa Schiavo.
Fonte: Naval Fertilizantes
alavoura.com.br 16/09/2024
Compartilhe este conteúdo:

Consumo de alimentos naturais cresce no Brasil
Dia da Saúde e Nutrição convoca mais brasileiros a adotarem alimentação saudável Saiba Mais +
Sabia que o arroz também é usado na construção civil e em cosméticos?
Cereal está presente na mesa de 60% da população mundial, mas tem utilidades diversas que vão muito além da alimentação Saiba Mais +
G20: Segurança alimentar é vital para a paz, afirma FAO
Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu (na imagem) discursa em reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G20 na África do Sul Saiba Mais +
O Arroz: Um Prato Tradicional que Une Culturas ao Redor do Mundo
De especiarias a ingredientes locais, o arroz transcende fronteiras e reflete a identidade de diversas culturas Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 510)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|