Super tilápia geneticamente editada promete maior rendimento de filé
A aquicultura brasileira dá um passo significativo com o desenvolvimento da primeira tilápia geneticamente editada para aprimoramento produtivo. O avanço utiliza ferramentas de edição gênica para otimizar características já presentes na espécie, permitindo ganhos expressivos em desempenho e rendimento.
Compartilhe este conteúdo:
O projeto foi desenvolvido pela Brazilian Fish em parceria com o Center for Aquaculture Technologies (CAT), dos Estados Unidos, e tem como objetivo acelerar o progresso genético da tilápia do Nilo. A intenção é aprimorar o desempenho produtivo e aumentar o rendimento de filé dos animais lançando mão de tecnologias de ponta, que por sua vez, permitem alcançar o progresso de um programa de reprodução convencional de 20 anos em apenas um ano.
A iniciativa está em conformidade com a regulamentação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), assegurando que o processo respeite padrões rigorosos de segurança e qualidade. A edição genética da tilápia visa otimizar o crescimento e a conversão alimentar dos peixes, o que pode resultar em menor tempo de cultivo e maior eficiência no uso de insumos.
Os primeiros testes envolveram técnicas de fertilização in vitro e indução reprodutiva para obtenção de linhagens geneticamente aprimoradas da tilápia. Após dois anos de estudos, os exemplares iniciais foram obtidos e agora passam por avaliações de desempenho e análises genômicas detalhadas.
Com a adoção de soluções inovadoras como essa, a piscicultura nacional avança em direção a uma produção mais sustentável e competitiva, oferecendo maior eficiência produtiva e ampliando o acesso a fontes de proteína de alta qualidade para o mercado consumidor.
Fonte: Brazilian Fish
mundoagrobrasil.com.br 11/03/2025
Compartilhe este conteúdo:
.jpeg?=2484457-3)
Erradicação do moko da bananeira em área de terra firme exige vazio sanitário de dois anos
Cientistas recomendam o período de 24 meses de vazio sanitário para evitar o moko da bananeira Saiba Mais +
Uso de Microalga e Resíduos Orgânicos para Otimização do Crescimento do Cedro
Pesquisa da Esalq/USP sugere abordagem sustentável para o cultivo de mudas de Cedrella fissilis Vell com Chlorella sp. e resíduos orgânicos Saiba Mais +
Etanol de milho é responsável por quase 74% do cereal consumido dentro de Mato Grosso
Projeções apontam um crescimento de 6,06% no consumo interno de milho nesta safra 2023/24 ante a passada Saiba Mais +.jpg?=2026776-2)
FMI: Agro coloca o Brasil como 9ª economia mundial
Ao elevar estimativas, órgão apontou dinamismo da agricultura e resiliência dos serviços no primeiro semestre como explicação Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 484)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|