Fundação Mato Grosso promove Escola de Herbicidas em Sorriso com 100 opções de tratamentos para manejo de plantas daninhas
Evento capacitará profissionais para o manejo eficiente de herbicidas em oito cultivos distintos, com foco no controle de plantas daninhas no cerrado
Compartilhe este conteúdo:
A cidade de Sorriso (MT) sediará a quinta edição da Escola de Herbicidas, evento promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de março. O objetivo é proporcionar um aprofundamento técnico e científico sobre o manejo de herbicidas e controle de plantas daninhas.
Com enfoque prático e em campo, o treinamento abordará as principais culturas do cerrado, incluindo algodão, milho e plantas de cobertura, como milheto, gergelim, braquiária e crotalária. O evento é voltado para produtores rurais, técnicos, consultores agrícolas, agrônomos, estudantes e demais profissionais do agronegócio.
De acordo com o Dr. Lucas Barcellos, pesquisador em Matologia da Fundação MT e responsável pelo treinamento, serão apresentadas cerca de 100 opções de tratamentos com herbicidas, tanto isolados quanto em associações e misturas. “Os técnicos participantes poderão aplicar o conhecimento adquirido diretamente em suas propriedades, otimizando a tomada de decisões para o controle de plantas daninhas e o uso correto dos produtos”, explicou Barcellos.
Um dos destaques do treinamento será o estudo de capim pé-de-galinha, uma das principais ameaças à produtividade agrícola. Os participantes terão a oportunidade de observar os efeitos dos herbicidas em diferentes cenários, como plantas em estágios avançados de crescimento e sob condições de estresse. Barcellos enfatiza que serão avaliados os resultados do controle de plantas daninhas em situações desafiadoras, como plantas velhas ou fora de estágio, o que permitirá uma análise precisa da performance dos herbicidas.
Outro tema relevante será o controle da vassourinha de botão, planta comum em pastagens e lavouras, que, além de competir com as culturas agrícolas, é de difícil erradicação. Durante o evento, será discutido o impacto dessas plantas na produtividade, os mecanismos de resistência e as melhores estratégias para seu controle e prevenção.
A Escola de Herbicidas em Sorriso contará com quatro turmas de até 20 participantes cada, garantindo uma abordagem didática e prática. As atividades ocorrerão no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD NORTE), localizado na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, do Grupo Bavaresco. Os treinamentos ocorrerão das 7h30 às 11h30 nos dias 17, 18 e 19 de março, com almoço no local, e uma turma extra será realizada na tarde do dia 19 de março. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação MT: www.fundacaomt.com.br.
Fundação Mato Grosso: Tradição e credibilidade em capacitação profissional
Com mais de 30 anos de experiência em pesquisa e treinamento, a Fundação Mato Grosso é reconhecida pela qualidade e credibilidade de suas iniciativas, comprometendo-se a transformar conhecimento em resultados práticos para o setor agropecuário. A Escola de Herbicidas, evento consolidado, já contribuiu para o aprimoramento do conhecimento de centenas de profissionais em edições anteriores na região sudeste de Mato Grosso.
O Dr. Lucas Barcellos, responsável pela coordenação do treinamento, é engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia com ênfase em Plantas Daninhas e especialista no comportamento de herbicidas no solo. Atualmente, é pesquisador da área de Matologia na Fundação MT, com foco no manejo integrado de plantas daninhas, uso de herbicidas, comportamento dos produtos no solo e seu impacto ambiental.
Fonte: Portal do Agronegócio
14/03/2025
Compartilhe este conteúdo:

Entidade apresenta proposta de padronização para classificação da soja
A proposta teve como base experiências práticas da safra 2023/24, que evidenciaram a necessidade de um fluxo mais padronizado e confiável para a comer Saiba Mais +.jpg?=2746613-3)
"Agro é paz": Roberto Rodrigues defende agenda única entre ciência e setor produtivo para a COP30
Ex-ministro da Agricultura enaltece o papel da pesquisa agropecuária e convoca o setor para protagonizar uma narrativa afirmativa na conferência globa Saiba Mais +
Plataforma AquaPLUS® é destaque no IFC Amazônia
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Plataforma AquaPLUS® é destaque no IFC Amazônia Saiba Mais +
Delegação brasileira conhece sistemas produtivos angolanos
Missão do Mapa realizou visitas técnicas em Malanje Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 13300)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|