Mato Grosso se aproxima de novo recorde na safra de soja
Estimativa aponta colheita histórica impulsionada por produtividade e demanda aquecida
Compartilhe este conteúdo:
Mato Grosso está prestes a consolidar a maior safra de soja de sua história na temporada 2024/25. Apesar dos desafios enfrentados no início do ciclo, como a escassez de chuvas que retardou o plantio, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) projeta uma produção próxima de 50 milhões de toneladas. O recorde é resultado da expansão da área plantada e do aumento na produtividade.
Em março, o Imea manteve a estimativa de área cultivada em 12,66 milhões de hectares, um crescimento de 1,47% em relação à safra anterior. Já a produtividade foi revisada para cima, atingindo 65,31 sacas por hectare, um aumento de 5,22% frente à projeção anterior e o maior rendimento da série histórica.
“Esse desempenho reflete o bom volume de chuvas registrado ao longo do desenvolvimento das lavouras, que favoreceu o potencial produtivo na maioria das regiões. No entanto, em algumas localidades, as áreas de plantio precoce sofreram com chuvas excessivas, aumentando a incidência de grãos avariados”, destacam os analistas do Imea.
Com a estabilidade da área cultivada e a elevação da produtividade, a produção foi projetada em 49,62 milhões de toneladas, um crescimento de 5,22% em relação à estimativa anterior.
Levantamento em campo
Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o Projeto Imea em Campo percorreu os principais municípios produtores de soja do estado em parceria com a Aprosoja e o Iagro. Durante 57 dias, as equipes percorreram mais de 31 mil quilômetros, cobrindo 88 municípios que somam 11 milhões de hectares de soja.
Foram realizadas 802 avaliações, incluindo análises agronômicas, verificação da sanidade das lavouras e coleta de amostras para mensuração do peso dos grãos. Com base nesses dados e em levantamentos junto a agentes de mercado em fevereiro, o Imea revisou sua projeção para a safra 2024/25, apontando um crescimento anual de 1,47%, alcançando 12,66 milhões de hectares plantados.
Demanda aquecida
O Imea também ajustou a projeção de demanda de soja para 48,71 milhões de toneladas, um crescimento de 4,64% em relação à estimativa anterior. A exportação esperada para a temporada é de 30,88 milhões de toneladas, um aumento de 4,57% frente ao relatório anterior.
“Apesar do início lento dos embarques devido ao atraso na colheita, a demanda chinesa impulsionou o escoamento da oleaginosa”, explicam os analistas.
No mercado interno, o consumo da soja deve atingir 12,85 milhões de toneladas, alta de 0,63% em comparação à projeção anterior, impulsionado pelo crescimento da demanda das indústrias esmagadoras. Já o consumo interestadual foi revisado para 4,98 milhões de toneladas, um aumento significativo de 17,18%.
Por fim, os estoques finais foram projetados em 1,01 milhão de toneladas, um crescimento expressivo de 42,87% na comparação mensal, reforçando o alto desempenho da produção de grãos em Mato Grosso.
Fonte: Portal do Agronegócio
14/03/2025
Compartilhe este conteúdo:

Entidade apresenta proposta de padronização para classificação da soja
A proposta teve como base experiências práticas da safra 2023/24, que evidenciaram a necessidade de um fluxo mais padronizado e confiável para a comer Saiba Mais +.jpg?=2746613-3)
"Agro é paz": Roberto Rodrigues defende agenda única entre ciência e setor produtivo para a COP30
Ex-ministro da Agricultura enaltece o papel da pesquisa agropecuária e convoca o setor para protagonizar uma narrativa afirmativa na conferência globa Saiba Mais +
Plataforma AquaPLUS® é destaque no IFC Amazônia
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Plataforma AquaPLUS® é destaque no IFC Amazônia Saiba Mais +
Delegação brasileira conhece sistemas produtivos angolanos
Missão do Mapa realizou visitas técnicas em Malanje Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 13300)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|