Português (Brasil)

Carne, ovos e leite são ‘fontes essenciais de nutrientes’, diz FAO

Carne, ovos e leite são ‘fontes essenciais de nutrientes’, diz FAO

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alerta que dietas baseadas em plantas podem não ser insuficientes em nutrição; baixas taxas de ingestão de alimentos de origem animal geram deficiência nutricional

Compartilhe este conteúdo:

Dietas veganas, ou apenas com o consumo de peixes, que excluem carne, ovos e leite não possuem todos os nutrientes necessários para a saúde. O alerta é de um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo o estudo, os alimentos à base de plantas podem não ser suficientes para a nutrição especialmente em momentos particulares da vida, como gravidez e amamentação, infância, adolescência e terceira idade.

A análise divulgada pela FAO traz uma visão abrangente dos benefícios e riscos do consumo de alimentos de origem animal e é baseada em dados e evidências de mais de 500 artigos científicos e cerca de 250 textos de políticas públicas.

O levantamento aponta, por exemplo, que uma refeição com bacon, ovos e um copo de leite pode fornecer uma variedade de importantes macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos, difíceis de encontrar nas plantas, “na qualidade e quantidade exigidas”.

Proteína de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e nutrientes como ferro, cálcio e zinco, são fornecidos por fontes animais e têm importantes funções de saúde e desenvolvimento.

 

 

Papel da pecuária no fornecimento de nutrientes

Proteína de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e nutrientes como ferro, cálcio e zinco, são fornecidos por fontes animais e têm importantes funções de saúde e desenvolvimento. Foto: FAO

A agência da ONU ainda observa que ferro e vitamina A estão entre as deficiências de micronutrientes mais comuns em todo o mundo, principalmente em crianças e mulheres grávidas.

Um outro estudo, publicado na revista especializada The Lancet, mostra que mais de uma em cada duas crianças em idade pré-escolar, ou cerca de 372 milhões, e 1,2 bilhão de mulheres em idade reprodutiva, sofrem com a falta de pelo menos um dos três micronutrientes: ferro, vitamina A ou zinco.

Se consumidos como parte de uma dieta adequada, os alimentos de origem animal podem ajudar a atingir as metas nutricionais endossadas pela Assembleia Mundial da Saúde e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Com os nutrientes adequados, pode-se combater problemas de crescimento entre crianças abaixo cinco anos, bebês abaixo do peso, anemia em mulheres de idade reprodutiva, obesidade e doenças crônicas em adultos.

“A cadeia da carne bovina recebe com muita satisfação essa comunicação da FAO para o mundo e, especialmente, para os governos dos países menos desenvolvidos. Este é o mais abrangente estudo publicado até agora sobre os benefícios dos alimentos de origem animal, sendo baseado em dados e evidências de mais de 500 artigos científicos e cerca de 250 documentos de políticas de saúde pública”, informa o Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), entidade que propaga há vários anos os benefícios da carne bovina para as pessoas.

 

Carne vermelha

Estudo destaca ainda que o consumo de carne vermelha não processada é considerado seguro em relação aos resultados de doenças crônicas. Foto: Arquivo

O relatório deixa claro que o consumo mesmo de níveis baixos de carne vermelha processada pode aumentar o risco de mortalidade e doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares e câncer colorretal.

No entanto, consumir carne vermelha não processada em quantidades moderadas “pode ter um risco mínimo” e é considerado seguro em relação aos resultados de doenças crônicas.

“A carne vermelha é essencial para a vida, fornecendo diversos nutrientes de altíssimo valor para a saúde e o desenvolvimento de pessoas de todas as idades. É o caso do ferro M, indiscutível fonte de energia, que aumenta a força muscular e é essencial para combater a anemia, entre vários outros benefícios”, reforça El Aouar, que também é médico cardiologista.

Segundo a FAO, a evidência de qualquer ligação entre o consumo de leite, ovos e aves em adultos saudáveis e doenças como doenças coronárias, derrames e hipertensão é inconclusiva ou não significativa.

 

Fonte: FAO e Associação dos Criadores de Nelore do Brasil

alavoura.com.br 02/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br