Português (Brasil)

CNA destaca importância da produção de fibras naturais no País

CNA destaca importância da produção de fibras naturais no País

Entidade participou reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura na terça (7)

Compartilhe este conteúdo:

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, na terça (7).

O presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA e da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, destacou a importância de substituir as sacolas plásticas dos estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pela sacaria de fibras naturais.

“A sacaria é feita por pequenos produtores, de forma organizada e artesanal, e precisamos de uma iniciativa como essa para que a cadeia possa retomar seu crescimento. Além de priorizarmos os produtos sustentáveis, beneficiamos a cadeia produtiva”, disse.

Lourenço sugeriu ainda a realização de um projeto piloto no Amazonas para testar a iniciativa. “Acredito que será muito benéfico para os produtores locais”. A demanda foi levada à Câmara Setorial pela Federação de Agricultura do Amazonas, atendendo a uma demanda dos produtores locais.

A reunião também abordou os programas Aquisição do Governo Federal (AGF) e o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) promovidos pela Conab como alternativa para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

As iniciativas fazem parte da Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal (PGPM) e visam apoiar produtores rurais e cooperativas, por meio da aquisição de produtos, realizada quando o preço de mercado estiver abaixo do preço mínimo estabelecido para a safra vigente, no caso do AGF, e o pagamento de subvenção (PEP) àqueles que adquirirem produtos direto do produtor ou cooperativa pelo valor do preço mínimo fixado.

O assessor especial do Ministério, Carlos Augustin, participou da reunião e afirmou que as Câmaras Setoriais são prioridade para o Ministério, com a criação, inclusive, de quatro novas câmaras, que devem ser voltadas para bioinsumos, agricultura digital, títulos agrícolas/mercado de capital agro e à agricultura de baixo carbono.

Augustin ressaltou que a Secretária de Política Agrícola está trabalhando em linhas de crédito diferenciadas para beneficiar produtores rurais que assumirem compromissos sociais e ambientais, como as fibras naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Portal do Agronegócio 08/02/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br