Português (Brasil)

VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO SOBRE PRÁTICAS DE ESG NA CAFEICULTURA SERÁ DISCUTIDA NA SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO SOBRE PRÁTICAS DE ESG NA CAFEICULTURA SERÁ DISCUTIDA NA SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

Encontro promovido pelo Sebrae Minas, na próxima quinta-feira (9), vai reunir instituições financeiras e cafeicultores mineiros atendidos pelo Educampo

Compartilhe este conteúdo:

As boas práticas alinhadas à ESG (sigla, derivada do inglês Environmental, Social and Governance) têm ganhado cada vez mais espaço no agronegócios. Mas, a importância do assunto vai muito além do combate e mitigação dos impactos ambientais. Adotar iniciativas voltadas para a sustentabilidade, responsabilidade social e transparência empresarial podem beneficiar produtores rurais a terem acesso a opções de crédito diferenciadas, potencializando os ganhos de valor e viabilizando investimentos. É por isso, que para orientar os cafeicultores sobre vantagens competitivas para as empresas do agronegócio que adotam abordagens ESG, o Sebrae Minas promove a discussão no Encontro do Educampo, na próxima quinta-feira (9), às 9h, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.

Com o tema “ESG na visão do mercado financeiro”, o encontro terá a participação de representantes de várias instituições relacionadas ao mercado financeiro, entre eles, o chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle Das Operações do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central, Cláudio Filgueiras Pacheco Moreira. O evento é direcionado para mais de 500 cafeicultores de várias regiões de Minas Gerais e participantes do Educampo, plataforma que conecta produtores rurais com consultores em gestão e empresas parceiras, em uma verdadeira rede de compartilhamento de informações e conhecimentos, favorecendo o aumento da produção, competitividade e rentabilidade das propriedades rurais.

Durante o evento, os cafeicultores vão conhecer como as práticas sustentáveis no agronegócio impactam as decisões de investimento, as estratégias empresariais e a percepção do mercado financeiro sobre as oportunidades para o setor. Há ainda o compartilhamento de experiências, estimulando a implementação das práticas de ESG em todo o processo produtivo, na promoção de programas de treinamento e na facilitação do acesso a tecnologias agrícolas sustentáveis.

“O mercado financeiro entende que a implementação de práticas de ESG pode ser desafiadora para os produtores rurais, mas também reconhece o valor a longo prazo dessas iniciativas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a adoção dessas práticas podem tornar as operações agrícolas mais eficientes e lucrativas, ao mesmo tempo em que fortalece a relação dos produtores com seus mercados e consumidores”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.



:: Conhecimento compartilhado

O Educampo está alinhado às melhores práticas de ESG. A partir de aspectos gerenciais, principalmente econômicos, tem como ponto central a governança, que envolve conhecimentos mais aprofundados da fazenda e do negócio, possibilitando que os cafeicultores possam tomar decisões mais conscientes e assertivas. Além disso, nos últimos anos o pilar ambiental tem ganhado força, e estudos apontam que as fazendas com melhores resultados técnicos e econômicos apresentam indicadores de sustentabilidade mais satisfatórios.

Para se ter ideia, um balanço feito com produtores do Educampo em 10 anos – de 2011 a 2021 – mostrou que a produtividade dos cafeicultores atendidos saltou de 43 para 49 sacas por hectare, e o lucro anual no período quadruplicou.

Esse resultado só foi possível com muito trabalho, investimento em capacitação dos colaboradores, implantação de tecnologia de ponta, boas práticas de manejo e fertilidade do solo, entre outros fatores. “Há 26 anos, o Educampo contribui para que os cafeicultores alcancem resultados além do esperado. Isso mostra que estamos no caminho certo para entregar às gerações futuras um cultivo de café mais produtivo e sustentável”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Atualmente, 33 consultores do Educampo atendem, mensalmente, 510 fazendas em 107 municípios mineiros nas principais regiões produtoras de café do estado, entre elas: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapada de Minas e Sul do estado.

:: Sobre a SIC 2023

A 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) é realizada entre 8 e 10 de novembro, e vai reunir no Expominas produtores de todo o país e compradores de diversas partes do mundo, reforçando que o Brasil é mesmo o país do café.

Neste ano, são esperadas mais de 20 mil pessoas, de até 40 países, abrindo espaço para conexões e transações comerciais para todo o setor. O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias).

A Semana Internacional do Café é realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae Minas e Governo do Estado de Minas Gerais, e ainda tem o apoio da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee. Confira a programação completa no site do evento: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Fonte: Uagro

datagro.com.br 08/11/2023

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Exibindo de 1 a 9 resultados (total: 212)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br