Português (Brasil)

2ª Edição dos Diálogos Boi na Linha: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Pecuária em Mato Grosso

2ª Edição dos Diálogos Boi na Linha: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Pecuária em Mato Grosso

Evento gratuito reunirá líderes do setor para discutir desafios e soluções em Cuiabá no dia 23 de outubro

Compartilhe este conteúdo:

No dia 23 de outubro, o Imaflora realizará, em Cuiabá (MT), a segunda edição dos Diálogos Boi na Linha, um evento gratuito que visa compartilhar experiências e identificar caminhos para avançar na transição em direção a uma pecuária bovina legal, transparente, sustentável e mais inclusiva no estado de Mato Grosso. O encontro acontecerá no Cenarium Rural.

Com o objetivo de reunir diversos atores e iniciativas, o evento busca enfrentar os principais desafios e demandas da bovinocultura na Amazônia Legal, em consonância com o Programa Boi na Linha, que promove a legalidade e a responsabilidade socioambiental na pecuária. “Os desafios surgem em todos os ciclos, e é evidente que a atividade apresenta diferentes formas de abordá-los. Assim, a segunda edição do 'Diálogos Boi na Linha' procura fortalecer as iniciativas que promovem uma pecuária responsável e inclusiva por meio de diálogos entre todos os elos dessa importante cadeia de valor”, resumiu Lisandro Inakake de Souza, gerente de Projetos do Imaflora.

Além de apresentar caminhos para enfrentar os desafios do setor, o evento destacará iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em Mato Grosso, como o Passaporte Verde, um protocolo que visa garantir a rastreabilidade socioambiental e a qualidade da carne, desde o nascimento até o abate; e o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), que se concentra na regularização de propriedades de acordo com os critérios de combate ao desmatamento ilegal, entre outras ações.

“Reuniremos os protagonistas da pecuária brasileira, incluindo representantes do governo, produtores de gado, indústrias e organizações do setor, para discutir temas relevantes da pecuária mato-grossense. Todos juntos para fomentar o diálogo sobre a importância da rastreabilidade para acessar novos mercados e agregar valor; a atuação do PREM na reinserção de produtores no estado; além de oferecer um panorama geral da atividade no estado”, afirmou Lisandro.

Entre os especialistas e autoridades confirmados para o evento estão o procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Rafael da Silva Rocha; o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Tadeu Paulo Bellincanta; a representante da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA-MAPA), Andrea Perez; o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco Castro; o diretor Técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi; a diretora executiva do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Paula Queiroz; e o 2º vice-presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Amarildo Merotti, entre outros.

“O objetivo dos Diálogos Boi na Linha está alinhado à missão do programa: apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva, garantindo que isso ocorra em harmonia com a legalidade, a transparência e a responsabilidade socioambiental”, concluiu Lisandro.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link: https://forms.office.com/r/ZXbU51nRcp.

1ª Edição Realizada em Marabá (PA)

Na primeira edição dos Diálogos Boi na Linha, realizada em Marabá (PA), o foco principal foi a produção de carne de qualidade com rastreabilidade, legalidade e responsabilidade socioambiental na Amazônia Legal. O evento contou com quatro mesas de debate e 24 painelistas, que discutiram os desafios e oportunidades da atividade, especialmente no Pará, estado pioneiro em iniciativas sustentáveis na pecuária.

Lisandro Inakake destacou que a primeira edição cumpriu seu papel ao promover a conversa entre os protagonistas do setor. “As rodas de conversa mostraram que temos a possibilidade de transitar para uma pecuária mais responsável e eficiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e evitando a expansão desordenada sobre o território, especialmente em terras públicas”, finalizou.

Sobre o Programa Boi na Linha

Lançado em 2019 pelo Imaflora em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), o Boi na Linha articula os elos da cadeia produtiva da carne e do couro na Amazônia Legal, conectando produtores, frigoríficos, curtumes e varejistas. O objetivo do programa é garantir a implementação dos compromissos socioambientais assumidos pelos signatários dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

A plataforma online disponibiliza dados, ferramentas e informações sobre o setor de forma transparente, promovendo uma cadeia livre de irregularidades socioambientais. Além da parceria com o MPF, a iniciativa conta com o apoio da ABIEC e é financiada pela União Europeia, assim como por diversas organizações, incluindo Moore Foundation, Partnerships for Forests, NWF, Instituto Clima e Sociedade e Great for Partnerships do Reino Unido.

Fonte: Portal do Agronegócio

04/10/2024

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br