Combustíveis verdes: um panorama do Brasil
Compartilhe este conteúdo:
Os combustíveis fósseis são um dos principais responsáveis pelos buracos na Camada de Ozônio, situação diretamente associada ao aquecimento das temperaturas do Planeta. Pode-se dizer que o Brasil está à frente de muitos países em relação ao uso desses combustíveis, pois nossa matriz energética é composta, em sua maioria, por combustíveis renováveis, com grande parte dessa energia vindo de hidrelétricas.
Além disso, nos últimos anos, houve também um movimento grande de transformar biomassa em energia elétrica, ou seja, a bioeletricidade. Este e outros assuntos envolvendo o tema foram tratados no primeiro episódio da série “Combustíveis Verdes: Alternativas para o Brasil”, que contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, como entrevistado.
Atrelada às discussões sobre transição energética, com foco nos biocombustíveis, a conversa também abordou a descarbonização, agenda diretamente ligada aos resultados da transição energética. “Na Embrapa, estamos trabalhando com tecnologias que chamamos de sistemas de baixa emissão de carbono. Algumas tecnologias, quando integradas de maneira inteligente no sistema de produção, permitem que as plantas capturem muito mais CO2 do que elas normalmente fariam. Em alguns casos, você consegue ter um balanço muito próximo de CO2 emitido e CO2 capturado, as vezes, até negativo”, explicou Alexandre.
O programa foi ao ar no dia 6 de dezembro e você pode assistí-lo na íntegra aqui.
Márcia Faria
Embrapa Agroenergia
Cristiane Vasconcelos
Embrapa Agroenergia
12/12/2024
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|