De fornecedor à potência global, entenda como o agro brasileiro se tornou uma peça-chave para a economia mundial
Ceo da Agrotools explica que os recursos naturais e a inovação tecnológica no setor tornaram o país um protagonista nas decisões mais relevantes da atualidade.
Compartilhe este conteúdo:
Nas últimas décadas, o Brasil passou a ocupar um papel central no fornecimento de alimentos e recursos naturais para o mundo. O Ministério da Cultura ressalta um pouco dessa função ao revelar que o país exportou mais de US$ 164 bilhões em produtos do agronegócio em 2024. Só na categoria de carnes bovinas foram 2,89 milhões de toneladas comercializadas e quase US$ 13 bilhões movimentados, como divulgou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), com base em informações do governo.
Foto: Gilson Abreu
De acordo com Sergio Rocha, fundador e Ceo da Agrotools, maior ecossistema de soluções digitais para o agro, esses números ressaltam o “rearranjo significativo das forças econômicas globais” que vem acontecendo de alguns anos para cá. “Com o fim da Guerra Fria e a globalização, o planeta se tornou multipolar e economias emergentes como o Brasil se transportaram para a linha de frente de importantes decisões mundiais”, diz.
Esse papel também é evidenciado pelo aumento da demanda global por alimentos, que é um dos maiores desafios do século 21. Segundo a FAO, a produção alimentícia precisará aumentar 70% até 2050 para atender à população do mundo inteiro, estimada em 9 bilhões de pessoas.
“Nossa extensão territorial, riqueza de recursos naturais e desenvolvimento acelerado de novas tecnologias para o agro reforçam que somos protagonistas na garantia da segurança alimentar”, ressalta o executivo. “Já passou o tempo em que éramos só um país de ‘terceiro mundo’. A nossa participação ativa no G20 e nos BRICS comprova que temos uma responsabilidade estratégica em assegurar uma maior eficiência produtiva, tanto internamente quanto para outras nações”, completa.
Avanço tecnológico
Um dos principais fatores que têm destacado o agronegócio no país para o resto do mundo é a evolução tecnológica. O segmento tem incorporado diversas soluções inovadoras, como biotecnologia, agricultura de precisão, inteligência artificial e blockchain, para aumentar a sua produtividade.
Foto: Divulgação/Arquivo OPR
Para Rocha, se esses avanços continuarem sendo aplicados no contexto de privilégios naturais, o Brasil terá ainda mais força como potência global. “A inteligência de dados e processos no campo tem otimizado toda a cadeia produtiva de uma forma inédita. Isso nos torna mais competitivos e relevantes globalmente”, destaca.
Ainda vale reforçar que a tecnologia passou a ser uma grande aliada do agro pela sua capacidade de ajudar no enfrentamento de dificuldades que surgiram nos últimos anos, como as mudanças climáticas. O CEO exemplifica: “As ferramentas digitais são essenciais para solucionar problemas de safras de commodities, exacerbados pelo aquecimento global, como epidemias de pragas em plantações. No caso da produção de cacau, por exemplo, com chuvas intensas seguidas de altas temperaturas e períodos de seca, estão dizimando cacaueiros no Brasil, Costa do Marfim e Gana”, explica.
Produção sustentável
Outro foco de atenção para o agronegócio brasileiro é a sustentabilidade. A realização da COP30, em novembro no Brasil, e a liderança em iniciativas como rastreabilidade, agricultura regenerativa e mitigação de riscos climáticos mostram que o país possui uma posição extremamente relevante na caminhada para um setor alinhado ao ESG (sigla para “Ambiental, Social e Governança”).
O fundador da Agrotools pontua que a tecnologia também é essencial para solidificar essa função, colocando o Brasil como uma “potência agroambiental”. “Mesclar a inovação tecnológica às políticas de desenvolvimento sustentável pode garantir um crescimento equilibrado do agro, fortalecendo a nossa influência na economia global”, conclui o executivo.
Fonte: Assessoria Agrotools
opresenterural.com.br 31/03/2025
Compartilhe este conteúdo:

Pedidos de recuperação judicial no agronegócio dobraram em 2024, aponta Serasa Experian
Alta da taxa de juros, aumento nos custos de produção e adversidades climáticas foram fatores que afetaram a saúde financeira dos produtores Saiba Mais +
Desafios no Cultivo de Algodão: Oscilações de Preço e Preocupações com a Qualidade da Fibra
Práticas inadequadas de armazenamento e o uso de materiais de baixa qualidade podem comprometer a integridade da fibra e afetar a rentabilidade do set Saiba Mais +
Congresso Abramilho debate conjuntura macroeconômica e a reciprocidade na sustentabilidade em maio
Evento sobre economia e política para dar subsídios à tomada de decisão tem como tema nesta edição "Sustentabilidade e Inovação" Saiba Mais +
Senado aprova projeto para proteger produtos brasileiros no comércio exterior
Proposta que estabelece padrões para importação e assegura competitividade brasileira segue para análise da Câmara dos Deputados. Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 13029)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|