Português (Brasil)

Acrismat busca selo do Sisbi para frigoríficos em Mato Grosso

Acrismat busca selo do Sisbi para frigoríficos em Mato Grosso

Mato Grosso conta com cerca de 20 plantas frigoríficas aguardando a habilitação no Sisbi, vinculado ao Mapa

Compartilhe este conteúdo:

Cerca de 20 plantas frigoríficas em Mato Grosso aguardam a habilitação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A falta de médicos veterinários “oficiais” é o principal entrave para o avanço de tais adesões.

suinocultura em Mato Grosso é um dos setores da proteína animal que sofre com a falta de frigoríficos com o selo Sisbi. Somente no estado, aproximadamente cinco frigoríficos de suínos buscam a habilitação.

Após dois anos de crise, a atividade voltou a crescer em 2024 e tem para 2025 um cenário otimista, contudo, conforme a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) ainda esbarra em tal gargalo que impede um crescimento mais sólido da atividade.

Na última segunda-feira (31) a entidade se reuniu com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, para buscar a solução deste problema e que pode beneficiar dois frigoríficos localizados no município.

De acordo com a Acrismat, para que as duas plantas industriais obtenham o selo é necessária a presença de um médico veterinário no estabelecimento para inspeção da produção.

 

“O prefeito Dorner entendeu a demanda e a necessidade de se resolver esse gargalo. Se prontificou imediatamente a contratar os veterinários necessários para atender os frigoríficos que estão buscando a certificação do Sisbi”, pontua o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.

De acordo com o presidente da Acrismat, reuniões com outros municípios estratégicos também estão sendo realizadas com o intuito de sanar o entrave e possibilitar melhores condições para o crescimento da suinocultura em Mato Grosso.

“Conforme eles [frigoríficos] ampliam o mercado deles, amplia a busca pelo suíno e isso vem de encontro com aquilo que o produtor precisa, que a suinocultura do estado como um todo precisa, de mais mercado para trabalhar sua produção”.

Presente na reunião, que contou ainda com representantes do Fórum Agro MT, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco destacou que o Sisbi “é um passo fundamental para ampliar o mercado dos nossos produtores e valorizar a agroindústria local”.

canalrural.com.br  02/04/2025

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br