Português (Brasil)

O Brasil é líder global em café sustentável e carbono negativo, afirma Cecafé

O Brasil é líder global em café sustentável e carbono negativo, afirma Cecafé

Diretor do Cecafé, Marcos Matos explica como o Brasil alia inovação, rastreabilidade e carbono negativo na produção de café sustentável.

Compartilhe este conteúdo:

Durante entrevista no Planeta Campo Talks, o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, destacou como a produção brasileira de café tem se tornado referência em sustentabilidade e rastreabilidade socioambiental. O país já exporta para mais de 150 países e, mesmo com desafios regulatórios, como a lei antidesmatamento da União Europeia, o Brasil se antecipou às exigências internacionais, oferecendo informações técnicas, geolocalização das lavouras e dados ambientais. Assista à entrevista completa no vídeo abaixo.

Café do Brasil sequestra mais carbono do que emite

Marcos Matos apresentou os resultados de um estudo conduzido em parceria com o professor Carlos Cerri, da Esalq/USP, que aponta que o café brasileiro, tanto arábica quanto conilon, possui balanço de carbono negativo. Mesmo produtores com manejo tradicional sequestram mais CO2 do que emitem, chegando a até 10,5 toneladas de carbono por hectare em sistemas sustentáveis.

Além disso, o setor já monitora 100% das exportações para a União Europeia, com 250 mil cafeicultores rastreados em tempo real. “Essa é a prova de que o produtor rural é parte da solução para a crise climática”, afirma Matos.

Capacitação online e agenda de carbono ampliam protagonismo

Com foco na inclusão e formação de novos talentos, o Cecafé lançou um curso EAD gratuito, voltado a produtores, filhos de cafeicultores, técnicos e cooperativas. As aulas abordam desde custos de produção até legislações internacionais como LKSG (Alemanha), diretrizes da UE e regulação contra trabalho forçado.

“O nosso objetivo é garantir que todos entendam as regras e saibam como transformar isso em oportunidades. Temos apoio de gigantes como Nestlé, JDE e Melitta”, contou Matos. O projeto faz parte da agenda de carbono, que avança agora para a monetização de créditos ambientais com auditorias externas.

 

Coffee Dinner Summit: Brasil será vitrine do café global em julho

O diretor do Cecafé também adiantou as expectativas para a 10ª edição do Coffee Dinner Summit, em julho, em Campinas (SP). O evento deve reunir mais de 40 países e contará com a presença de CEOs globais de empresas como NKG, Sucafina e Dreyfus, além dos governadores dos estados produtores.

Serão dois dias de debates sobre sustentabilidade, geopolítica e negócios, além de um jantar de gala para celebrar a força da cadeia cafeeira. A transmissão será ao vivo para incluir os produtores que não puderem comparecer presencialmente.

Brasil está três décadas à frente em sustentabilidade

Marcos Matos finalizou o bate-papo com um recado direto aos produtores: “Nós estamos 30 anos à frente dos nossos concorrentes. O produtor investe, acredita e trabalha. E a cadeia é eficiente, com repasse de preço ao campo chegando a 91% no arábica e 93% no conilon. O nosso papel é transformar essa eficiência em valorização internacional e novas oportunidades para o agro brasileiro”.

O Cecafé reforça sua parceria com o Canal Rural e será presença mensal no programa Planeta Campo, levando sempre novidades e soluções sustentáveis para o setor cafeeiro.

planetacampo.com.br 15/05/2025

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br