Português (Brasil)

SUSTENTABILIDADE DA CAFEICULTURA BRASILEIRA É FORTALECIDA ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE RASTREABILIDADE CAFÉS DO BRASIL

SUSTENTABILIDADE DA CAFEICULTURA BRASILEIRA É FORTALECIDA ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE RASTREABILIDADE CAFÉS DO BRASIL

Nesse primeiro estágio, a Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil conta com a participação de mais de 40 associados do Cecafé

Compartilhe este conteúdo:

Assegurar que os exportadores comercializem produtos com origem monitorada e que respeitem aos mais rígidos critérios socioambientais do comércio global é o objetivo da Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil, que o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) contratou junto à Serasa Experian e que acaba de ficar à disposição dos embarcadores de café associados.

Nesse primeiro estágio, a Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil conta com a participação de mais de 40 associados do Cecafé, entre empresas nacionais e internacionais, que responderam, no ano passado, por aproximadamente 90% dos embarques para a União Europeia e 41% das exportações totais de café realizadas pelo País.

Para Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, em tempos nos quais os produtos ecológica e socialmente corretos são muito mais demandados pelo comércio global, com a negociação e a implantação de novas regulações, como o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, em inglês), possuir sistemas que comprovem a completa sustentabilidade dos cafés do Brasil é de fundamental importância para o País se manter como o principal player do mercado.



A Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil compilará informações de inúmeras bases de dados públicas e oficiais, as quais avaliam e monitoram questões socioambientais. Um dos pilares da ferramenta, que trabalha com dados georreferenciados e obtidos por satélite, é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma obrigação legal a todos os produtores de café, estabelecida pelo Código Florestal Brasileiro.

Há propostas de União Europeia e Reino Unido de due diligence obrigatória das empresas para mensurar e mitigar riscos de desmatamento em suas cadeias de suprimentos, assim como legislação semelhante já foi aprovada na Alemanha em 2021, com aplicação neste ano e maior rigor a partir de 2024, e também existem debates sobre novas regras nesse sentido em Estados Unidos e Suíça.

“A plataforma de rastreabilidade será mais uma importante ferramenta para fortalecer a marca ‘Cafés do Brasil’, ampliando a visibilidade positiva do segmento, o que contribuirá, por conseguinte, para o agro brasileiro ser mais conhecido e reconhecido pela Europa e, assim, melhorar o diálogo com o consumidor e a cooperação com agentes públicos e privados desse continente”, destaca Matos.

Fonte: DATAGRO

05/12/2023

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Exibindo de 1 a 9 resultados (total: 205)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br