Regiões agrícolas de MT terão grandes volumes de chuvas nos próximos 15 dias, diz Imea
Precipitações elevadas também são previstas para janeiro e fevereiro, o que emite sinal de alerta para os produtores de soja, pois é nesse período, que se concentra o maior percentual de área colhida da oleaginosa
Compartilhe este conteúdo:
Para os próximos 15 dias, as previsões meteorológicas apontam grandes volumes de chuvas em todas as regiões de Mato Grosso, indicando o retorno do período em que as chuvas são regulares no estado, mostra projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Os maiores volumes de precipitação são esperados nas regiões Sudeste, Médio-Norte, e Oeste. Bons volumes também são esperados em partes da região Centro-Sul e Nordeste. Neste período, a atenção recai sobre os manejos iniciais necessários para as lavouras de verão.
:: La Niña
O último relatório do NOAA sobre o ENSO indica que, embora a probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña permaneça em 60% ou mais até o mês de março, há um aumento na probabilidade de ocorrência de neutralidade climática, quando comparado ao último relatório publicado em set/24.
O fenômeno La Niña, ainda que seja previsto como de baixa intensidade, deve favorecer períodos de umidade elevada em todas as regiões do estado, e as chuvas devem se manter presentes ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento da cultura da soja.
Contudo, grandes volumes de chuva entre os meses de janeiro e fevereiro, emitem um sinal de alerta para os produtores de soja no estado, pois é nesse período, que se concentra o maior percentual de área colhida da oleaginosa. Já para as lavouras de milho, que serão semeadas logo após a colheita da soja, a chuva pode favorecer o desenvolvimento inicial das plantas.
Fonte: DATAGRO
07/11/2024
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|