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Ferrovia de Mato Grosso terá extensão até Lucas do Rio Verde, afirma CEO da Rumo

Ferrovia de Mato Grosso terá extensão até Lucas do Rio Verde, afirma CEO da Rumo

Expansão ferroviária no estado visa aumentar a logística agrícola e reduzir a dependência do transporte rodoviário

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A Rumo continuará investindo no setor ferroviário após ter alocado R$ 30 bilhões em infraestrutura desde 2015. Em declaração durante o AgroForum do BTG Pactual, na segunda-feira (4), o CEO da empresa, Pedro Palma, ressaltou que a continuidade dos investimentos dependerá da expansão da produção agrícola e das condições econômicas do Brasil.

Um dos projetos mais relevantes mencionados por Palma foi a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, com 700 quilômetros de extensão, que se estenderá até Lucas do Rio Verde, um importante polo de grãos no estado. A ferrovia passará por 16 municípios, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, com um ramal destinado a Cuiabá, e será interligada ao Porto de Santos, no litoral paulista.

A primeira fase do projeto, com 160 quilômetros, está prevista para iniciar operações em 2026, atendendo as cidades de Primavera do Leste, Tomaquino e Campo Verde. A obra envolverá a contratação de 4.500 trabalhadores e visa aumentar a capacidade de escoamento ferroviário dos produtos agrícolas da região, aliviando a sobrecarga do transporte rodoviário, que ainda representa a principal modalidade logística para o escoamento de grãos.

Nos últimos dez anos, a Rumo dobrou sua capacidade de transporte em Mato Grosso, passando de 12 milhões para 25 milhões de toneladas anuais, sem a necessidade de expansão da malha ferroviária existente, apenas com a recuperação e modernização dos ativos.

A empresa também planeja reforçar a logística de exportação no Porto de Santos (SP). Em parceria com a americana CHS, a Rumo está ampliando sua capacidade portuária para atender ao aumento das exportações de grãos e evitar futuros gargalos. "Precisamos garantir que o Porto de Santos tenha a infraestrutura necessária para suportar o fluxo de produção do agronegócio", afirmou Palma.

Outro destaque do CEO foi a operação da Malha Central, trecho da Ferrovia Norte-Sul que conecta Palmas (TO) a Estrela d’Oeste (SP). Esse corredor ferroviário movimenta atualmente entre 7 milhões e 8 milhões de toneladas por ano, ligando a produção dos estados de Goiás, Tocantins e Triângulo Mineiro ao Porto de Santos.

Fonte: Portal do Agronegócio

07/11/2024

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