Assim como Lamborghini e Porsche, Volkswagen agora também produz tratores agrícolas; novas máquinas serão usadas bem longe da Alemanha
Compartilhe este conteúdo:
John Deere, Massey Fergusson, Valtra ou Case, por exemplo, são bem conhecidas como fabricantes de tratores agrícolas, mas no mundo automotivo, nomes como Porsche e Lamborghini também tiveram e ainda têm participação nesse setor.
Como se sabe, as duas últimas pertencem ao grupo Volkswagen, mas a própria marca alemã agora está envolvida também com tratores agrícolas e não exatamente na Alemanha.
Em Ruanda, na África, a Volkswagen vem desde 2022 desenvolvendo um programa de tratores agrícolas, porém estes não são movidos por um motor diesel, ainda que a marca pudesse adicionar um propulsor como o EA189, por exemplo.
O projeto GenFarm visa promover a agricultura em Ruanda e para isso, um modelo de trator com propulsão elétrica também ajuda a evitar emissões de CO² no campo.
A parceria da VW com a Universidade de Ruanda, desenvolveu um tipo de trator leve com motorização elétrica e baterias de lítio, suficientes para emprego na área rural.
Todavia, o trator elétrico da Volkswagen não será comercializado via venda direta aos produtores rurais, mas por meio de um plano de assinatura especial, onde o agricultor não precisará efetivamente comprar um veículo.
Nikolaj Ardey, diretor-executivo do centro de inovação do Grupo VW, explica: “Os agricultores podem reservar um trator elétrico, bem como um motorista treinado para uma agricultura sustentável e acessível”.
O foco está em Gashora, Ruanda, a cerca de 60 km da capital, Kigali. Ali, o projeto está em andamento e deve iniciar a disponibilidade do trator elétrico no primeiro semestre de 2025, com alimentação feita por meio de painéis solares no campo.
Além disso, a Volkswagen também disponibilizará ciclomotores elétricos para ajudar na mobilidade urbana e rural em Ruanda.
A ideia é criar um “ecossistema holístico de serviço agrícola mecanizado com energia elétrica para áreas rurais na África que seja confiável, sustentável e ecologicamente correto”. Por ora, o produto só será disponibilizado na África.
noticiasautomotivas.com.br 27/11/2024
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|